quinta-feira, 9 de junho de 2011

Anquilossauro

Grupo dos Anquilossauro


Os Anquilossauro formam um grupo de dinossauros caracterizados por possuírem armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e um bola de fortes ossos fundidos que era usada como arma de defesa ( este ultimo e o fato de serem mais baixos e atarracados é o que distinguia os Anquilossauro dos nodossauros, que também eram encouraçados espinhentos).


Dinossauro Anquilossauro


O Anquilossauro cujo nome significa "lagarto fundido", por causa de sua excepcional armadura corporal, viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás durante o fim do período Cretáceo nos EUA. A única parte de seu corpo vulnerável era a barriga, por isso só seria morto por predadores quando estivesse de barriga pra cima. Sua cauda tinha uma espécie de clava, na ponta, de osso puro e fortemente presa a ela. Poderia quebrar a perna de um Tiranossauro Rex com um só golpe. Tinha um crânio de quase 1 metro de comprimento, muito largo e adaptado para pastar, não para alcançar vegetação mais alta.



O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram " blindadas " por uma espécie de persiana óssea, em um combate eles ficariam de lado para o atacante e lhes ameaçariam com a cauda que poderia desferir uma pancada que intimidaria até os maiores predadores da Terra e em caso de fuga eles poderia acertar pancadas com facilidade em quem os tivessem perseguindo.

  • Nome: Anquilossauro
  • Nome Científico: Ankilosaurus magniventris
  • Época: Cretáceo
  • Local onde viveu: América do Norte
  • Peso: Cerca de 7 toneladas
  • Tamanho: 10 metros de comprimento
  • Alimentação: Herbívora




terça-feira, 7 de junho de 2011

Eudimorphodon

Eudimorphodon

Eudimorphodon

O Eudimorphodon cujo nome significa " Verdadeiro Dimorphodon " era um pterossauro primitivo que viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás na Itália, caçando insetos agilmente, como os atuais morcegos, em numerosos bandos.

Nome: Eudimorphodon
Nome Científico: Eudimorphodon ranzii
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 2 quilos
Tamanho: 1 metro de envergadura
Alimentação: Carnívora

Eudimorphodon


domingo, 5 de junho de 2011

Coelophysis

Coelophysis

Coelophisis

Coelophisis ("osso ocos", devendo-se ao fato de seus ossos serem assim), era pequeno, aerodinâmico e leve, mas cada grama de seu peso era puro terror.

Viveu no Fim do Triássico e foi encontrado num lugar onde havia milhares de ossos desse animal, centenas de esqueletos empilhados uns sobre os outros num verdadeiro cemitério de dinossauros. Em um único bloco estudado foram encontrado pelo menos seis Coelophisis.

Como o nome já diz, o Coelophisis tinha ossos ocos e leves, as patas trazeiras eram compridas e o crânio pontiagudo era repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bípede, projetado para correr. Tinha um faro muito bom; os olhos também eram ótimos, já tinham visão colorida, vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente a presa. Graças a cauda poderia se mover ereto e manter o equilíbrio.

Era um animal incrivelmente veloz para o seu tamanho, podia locomover-se a uma velocidade de até 60 quilômetros horários. O surgimento deste animal originou uma jornada evolutiva que culminou nada menos que o grande Tiranossauro Rex.

Foram identificadas duas formas distintas de Coelophysis, a robusta e a esbelta, as quais os paleontologistas acreditam terem sido macho e fêmea. Poderia abater presas muito maiores do que si mesmo trabalhando em equipe.

Dados do Dinossauro:

  • Nome: Coelophisis
  • Nome Científico: Coelophysis bauri
  • Época em que Viveu: Fim do Triássico, na América do Norte
  • Peso: Cerca de 30 quilos
  • Tamanho: 1,80 metros de comprimento e 91 centímetros de altura
  • Alimentação: Carnívora

sábado, 4 de junho de 2011

Período Cretáceo

Cretáceo

No período Cretáceo os Dinossauros atingiram seu auge e conheceram seu fim, muitos tipos de dinossauros surgiram durante esse período, os mamíferos e as aves continuam evoluindo lentamente e surgem as plantas com flores, as quais passam a dominar desse período em diante. Os continentes começaram a se formar a caminho do que são hoje, produzindo isolamentos geográficos entre animais e plantas, o que se persistir por longos períodos, com foi o caso, geram espécies novas e a grande diversidade de espécies que possuímos hoje. No final do período Cretáceo ocorre uma enorme extinção em massa, que ficou famosa pois deu fim ao reinado dos Dinossauros e para suprir essa deficiência os mamíferos se diversificaram e alguns tornaram-se enormes, as Aves também tiveram seu auge depois da queda dos Dinossauros.

Alguns dinossauros dessa época:

Velociraptor:Os terópodes carnívoros evoluíram para formas ágeis, caça-pack como o velociraptor.

Mosasaurus:Os ictiossauros tinha praticamente morrido do Cretáceo, e seu lugar foi tomado por gigantes lagartos aquáticos chamados mosassauros.

Quetzalcoatlus:Os pterossauros evoluíram para criaturas espetaculares como Quetzalcoatlus.

Espinossauro:Enquanto alguns caçadores tinham desenvolvido agilidade e velocidade, outros, como o Espinossauro evoluíram sua força.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Período Jurássico



Período Jurássico


Na escala de tempo geológico, o Jurássico é o período da era Mesozóica que está compreendido entre 199 milhões e 600 mil e 145 milhões e 500 mil anos atrás, aproximadamente. O período Jurássico sucede o período Triássico e precede o período Cretáceo, ambos de sua era. Divide-se nas épocas Jurássica Inferior, Jurássica Média e Jurássica Superior, da mais antiga para a mais recente.

200 milhões de anos atrás: Período Jurássico
Após a menor extinção no final do Período Triássico houve abundância de dinossauros no Jurássico. Muitos dos novos grupos formados incluíam plantas gigantes comedoras de sauropods. Ao mesmo tempo, floresceram dinossauros parecidos aos pássaros, os pterosauros.

Final do Jurássico
150 milhões de anos atrás: Brachiosaurus



O Brachiosaurus foi um dos maiores animais terrestres que já apareceu no planeta. Dizem que pesava quase 80 toneladas; ou seja, era 20 vezes mais pesado do que o maior elefante! Sua postura ereta e patas frontais extralongas lhe permitiam se alimentar de plantas a alturas que nenhum outro sauropods (um grupo de dinossauros comedores de plantas) podia alcançar.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Era Mesozóica

Era Mesozóica

A era mesozóica teve aproximadamente uma duração de cento e quarenta milhões de anos, sendo que na escala do tempo geológico, esta ocorreu após a era primária e antes da era cenozóico. Pode-se dizer que a era mesozóica representa a idade média da evolução da vida. Divide-se em três períodos: Jurássico, Triássico e Cretássio. É importante dizer, que a era mesozóica não foi marcada por transformações orogênicas, ou seja, não houve a formação de cadeias montanhosas.

Os movimentos orogenéticos serão observados através das grandes revoluções alpinas, somente na era terciária. Quanto a era mesozóica, observou-se apenas pequenos movimentos epirogênicos, os quais resultaram nos deslocamentos das linhas litorâneas. Nessa era ocorreu um grande desenvolvimento dos répteis, que dominaram praticamente todo o meio ambiente terrestre. Os principais répteis marinhos foram o: Ictiossauro e o Plesiossauro; como répteis terrestres podem-se destacar o Diplodocus, Brontossauro, Tricerratops e o Igualodonte, sendo todos herbívoros; quanto aos carnívoros, tem-se o Ceratossauro e o Tiranossauro. Como répteis voadores encontram-se o Pterodáctilo e o Pteranodonte.

Observou-se também, a evolução dos moluscos cefalópodos, cujo os principais representantes foram as amonitas e as beleminitas. Nessa era surgem os primeiros pássaros e mamíferos, porém só atingiram o seu máximo desenvolvimento no Cenozóico. Em relação ao reino vegetal, aparecem como formas dominantes, até a primeira metade dessa era, às gimnospermas. No terço final da era mesozóica (cretáceo), nota-se o aparecimento das angiospermas, tanto as monocotiledôneas, como as dicotiledôneas. Na era mesozóica o clima apresentou-se quente e uniforme, com tendência ao resfriamento nos pólos, sendo observado o estabelecimento das zonas climáticas e estações. Se dá a formação dos continentes do hemisfério sul, cujas formas se assemelham com as encontradas atualmente.

Período Triássico

Antes de falar dos dinossauros falarei das epócas, começarei pelo período Triássico.

Triássico

Após a maior extinção de animais e plantas que se conhece surge o período Triássico, foi no início desse período que o super continente de Pangea existiu, dividiu mares e modificou o clima global transformando enormes áreas em desertos.
Os seres que sobreviveram há essa grande extinção como por exemplo os dicinodontes e os glossopteris deram origem há diversos seres que habitaram a Terra durante esse período e entre eles estavam um dos grupos de seres mais fantásticos que já habitaram esse planeta, os dinossauros, ocorre também o aparecimento de pequenos animais que nesse período não serão de grande importância, mais os descendentes desses pequenos animais um dia chegariam a Lua, são os mamíferos. Surgem também árvores de grande porte como as coníferas.

Alguns Dinossauros desse período:

Coelophisis
Eoraptor
Estauricossauro
Eudimorphodon
Herrerassauro
Heterodontossauro
Ictiossauro
Liliensternus
Melanorossauro
Metopossauro
Nothossauro
Peteinossauro
Phytossauro
Placerias
Plateossauro
Postosuchus
Preondactylus
Procompsognato
Proganochelys
Rutiodonte
Saltopus
Shonissauro
Tanystropheus